D
DEÍSMO: Sistema filosófico que rejeita toda espécie de revelação divina e a autoridade de qualquer religião ou igreja.
Aceitam a existência de um Deus, destituído de atributos morais e intelectuais, e que poderá ou não haver influído na criação do universo.
DESDOBRAMENTO: Estado de emancipação da alma, quando a mesma projeta-se ao mundo espiritual
DESENCARNAÇÃO: Ato do espírito deixar a carne com o desprendimento do perispírito e passar para o mundo espiritual. Não é a partida do espírito que causa a morte do corpo, esta é que determina a partida do espírito.
DESOBSESSÃO: 1. É o tratamento das obsessões orientado pela Doutrina Espírita, em reuniões especializadas com esse propósito.
DETERMINISMO: Teoria que afirma correlações indispensáveis entre fenômenos, um sendo condicionado ao precedente e condicionando os que lhe sucedem.
DEUS (do latim deus); Inteligência suprema, causa primária de todas as coisas. O incriado, eterno.
DOGMA (do grego dógma - do latim dogma): 1. ponto fundamental e indiscutivel de uma doutrina religiosa, e, por extensão, de qualquer doutrina ou sistema.
2. Na Igreja Católica Romana é considerado a expressão legítima e necessária de sua fé.
3. Pelo seu caráter racionalista, o Espiritismo não adota dogma de fé.
DOUTRINA (do latim doctrina): 1. Conjunto de princípios que serve de base a um sistema religioso, político, filosófico, científico.
2. Conjunto de juízos e das interpretações próprias de um sitema de ideias.
DUPLO ETÉREO: O mesmo que perispírito, na Doutrina Espírita. Mas assume conotações mais abrangentes nas diversas escolas esotéricas.
Nenhum comentário:
Postar um comentário