VOCABULÁRIO ESPÍRITA - "C"

C

CARMA (do sânscrito karmam): 1. Nas filosofias hinduístas, o conjunto das ações dos homens em todas as suas existências e suas consequências.
2. Na doutrina espírita tem equivalência à Lei de Causa e Efeito, ou Lei de Ação e Reação, Lei do Retorno, Lei da Causalidade.
Na doutrina espírita, o carma pode ser alterado a todo o tempo, de acordo com as ações e merecimentos , através da lei de misericórdia.

CATALEPSIA (do grego kátalepsis): Estado mórbido ligado à auto hipnose ou à ,histeria, caracterizado por endurecimento dos membros, insensibilidade à estímulos.

CAUSA (do latim causa): 1. Aquilo ou aquele que faz com que uma coisa exista. 2. Aquilo ou aquele que determina um acontecimento. 3. Razão, motivo, origem.

CAUSALIDADE (do latim causale): Na douttina espírita chama-se Princípio ou Lei da Causalidade ao axioma segundo o qual, todo o fenômeno tem umacausa. Lei de causalidade é o mesmo que Lei de Causa e Efeito ou Lei de Ação e Reação.

CHOQUE ANÍMICO: Tratamento energético dos desencarnados, promovido com a manifestação dos mesmos, através da psicofonia, nas sessões de desobsessão das casas espíritas.

CLARIAUDIÊNCIA: Na Doutrina Espírita é faculdade mediúnica de ouvir espíritos desencarnados.

CLARIVIDÊNCIA: 1. Para a Doutrina Espírita é a faculdade inerente à alma que dá a certos indivíduos a capacidade de ver sem os olhos físicos. Por ser inerente ao espírito, possibilita que nos casos de emancipação da alma, como os de desdobramentos, o indivíduo veja, mesmo com o corpo físico permanecendo sobre sono profundo.

COMPLETISTA: designa aquele que aproveitou todas as oportunidades construtivas oferecidas pela reencarnação.

COMPLEXO (do latim complexo): 1. Que abrange ou encerra muitos elementos ou partes. 2. Confuso, complicado, intrincado. 3. Grupo ou conjunto de coisas, fatos ou circunstâncias que teem qualquer ligação ou nexo entre si. 4. Em psicologia, é o conjunto de idéias estruturadas e impregnadas por forte emocionalidade, total ou parcialmente reprimidas, e que determinam as atitudes de um indivíduo, seu comportamento, etc.

COMUNICAÇÃO ESPÍRITA: Manifestação inteligente dos espíritos, podendo ocorrer como psicofonia, psicografia, pneumatofonia, pictografia, tiptologia, telepatia.

CORDÃO FLUÍDICO: Conduto energético que liga o perispírito ao corpo físico, quando dos desdobramentos. Também denominado de cordão astral, cordão de luz, cordão de prata, cordão perispirítico.

CORPO MENTAL: É o envoltório sutil da mente

COSMOGONIA (do grego kosmogonia) Especulação religiosa, filosófica ou científica sobre a origem do universo.

CRER (do latim credere) 1. Tradicionalmente, fé que se fundamenta não numa demonstração racional, mas sobre o testemunho e a autoridade de outrem.
2. Para a Doutrina Espírita, o ato de crer implica em raciocinar, compreendendo: "fé inabalável é aquela que pode enfrentar o crivo razão".

CRISÍACO: Aquele que encontra-se em estado de momentanea crise produzida pela ação magnética com super excitação nervosa.

CROSTA (do latim crusta): Designação dada pelo espírito André Luiz à região espiritual mais próxima da crosta, onde perambulam os Espíritos desencarnados ainda muito vinculados às sensações e interesses materiais.

CULTO (do latim cultu): 1. Adoração ou homenagem à divindade em qualquer de suas formas, e em qualquer religião sobre a forma de rituais.
2. No espiritismo (entenda-se, Doutrina Espírita codificada por Kardec), o culto é de foro íntimo, sem exteriorização, isto é, sem rituais.

Nenhum comentário:

PESQUISA

EPA HEY OYA!

EPA HEY OYA!
SARAVÁ IANSÃ!

SAUDAÇÕES AOS IRMÃOS!

.

PESQUISA

AOS LEITORES

AQUI VOCÊS ENCONTRAM IMAGENS RELACIONADAS A UMBANDA, CANDOMBLÉ, WICCA, HINDUÍSMO, BUDISMO, ZOROASTRISMO, ISLAMISMO, CATOLICISMO, XINTOÍSMO, KARDECISMO, ESPIRITUALISMO, XAMANISMO, FÉ BAHA'I, DRUIDISMO,E A OUTRAS MANIFESTAÇÕES RELIGIOSAS E ARQUETÍPICAS.



AXÉ!

CLAUDIA BAIBICH

EPA HEY, OYÁ MINHA MÃE!

EPA HEY, OYÁ MINHA MÃE!