Lilith




http://www.hauntedamericatours.com/devil/devilwoman/from Michelangelo
 
Na Bíblia
A palavra ocorre uma única vez, em Isaías 34:14: E as feras do deserto se encontrarão com hienas; e o sátiro clamará ao seu companheiro; e Lilite pousará ali, e achará lugar de repouso para si.
Obs: Nas traduções recentes da Bíblia a palavra Lilite é substituída por demônio ou bruxa do deserto.


Lilith (1892 E.C.), em gravura de John Collier.




http://lovelifelikeyourself.wordpress.com/2008/07/21/

No folclore popular hebreu medieval, ela é tida como a primeira esposa de Adão, que o abandonou, partindo do Jardim do Éden por causa de uma disputa sobre igualdade dos sexos, chegando depois a ser descrita como um demônio.





Pensa-se que o Relevo Burney (ver alusões à coruja na reprodução do Relêvo de Burney, nesta página), um relevo sumério, represente Lilith; muitos acreditam também que há uma relação entre Lilith e Inanna, deusa suméria da guerra e do prazer sexual.- http://pt.wikipedia.org/wiki/Lilith

O Relevo de Burney ou The Burney Relief, ca. 1950 A.E.C.

Lilith foi originalmente a Rainha do Céu sumeriana, uma deusa mais antiga que Inanna. Era representada com um aspecto da Grande Deusa, associada a coruja. Na antiga Babilônia, ela era venerada sob os nomes de Lilitu, Ishtar e Lamaschtu.




Adicionar legenda

Hécate, por William Blake. Aquarela, 1795. Tate Gallery, Londres.

Algumas vezes Lilith é associada com a deusa grega Hécate, "A mulher escarlate", um demônio que guarda as portas do inferno montada em um enorme cão de três cabeças, Cérbero. Hécate, assim como Lilith, representa na cultura grega a vida noturna e a rebeldia da mulher sobre o homem.
http://pt.wikipedia.org/wiki/Lilith

Nenhum comentário:

PESQUISA

EPA HEY OYA!

EPA HEY OYA!
SARAVÁ IANSÃ!

SAUDAÇÕES AOS IRMÃOS!

.

PESQUISA

AOS LEITORES

AQUI VOCÊS ENCONTRAM IMAGENS RELACIONADAS A UMBANDA, CANDOMBLÉ, WICCA, HINDUÍSMO, BUDISMO, ZOROASTRISMO, ISLAMISMO, CATOLICISMO, XINTOÍSMO, KARDECISMO, ESPIRITUALISMO, XAMANISMO, FÉ BAHA'I, DRUIDISMO,E A OUTRAS MANIFESTAÇÕES RELIGIOSAS E ARQUETÍPICAS.



AXÉ!

CLAUDIA BAIBICH

EPA HEY, OYÁ MINHA MÃE!

EPA HEY, OYÁ MINHA MÃE!