MAÇONARIA















A maçonaria (forma reduzida e usual de francomaçonaria) é uma sociedade secreta, iniciática e filosófica.

A origem da maçonaria brasileira remonta ao princípio do século XIX, sendo a primeira loja fundada em 1802 pelo botânico Manoel Arruda Câmara, com o nome de Areópago de Itambé.

Os critérios para a atribuição da regularidade maçónica institucionalmente são a filiação e reconhecimento quer pela Grande Loja Unida da Inglaterra quer por um Grande Oriente ou Grandes Lojas que trabalhem na crença em Deus e obedeçam aos critérios estabelecidos nos Landmarks.[6]

GOB - Grande Oriente do Brasil;[41]
GLMERJ - Grande Loja do Estado do Rio de Janeiro - Vinculada à CMSB;[41]
GLESP - Grande Loja Maçônica de São Paulo - Vinculada à CMSB;[41]
GLMEMS - Grande Loja Maçônica do Estado de Mato Grosso do Sul - Vinculada à CMSB;[41]
Existem também Obediências Maçônicas que não necessitam ou professam a crença no Grande Arquitecto do Universo; não seguem a directiva adoptada pela Constituição de Anderson e os princípios que orientam a Maçonaria Regular, optando por não querer obter o reconhecimento internacional da GLUI, ou por não se enquadrarem no espírito dos mesmos, ou por terem outros critérios maçónicos de reconhecimento. Esta "irregularidade" não significa de todo que estas Obediências não desempenhem um sério trabalho de filantropia, de engrandecimento do ser humano, e da própria sociedade em que se inserem. As mesmas inserem-se nas seguintes Organizações inter-maçônicas:

Grande Loja Arquitetos de Aquário – GLADA.
Ordem Maçônica Mista Internacional "Le Droit Humain" - Presente através da sua Federação Brasileira.
Obediências Maçônicas históricas, Regulares e exclusivamente masculinas do Brasil (por antiguidade histórica):


Grande Oriente do Brasil-GOB, fundado em 1822;
Confederação da Maçonaria Simbólica do Brasil - CMSB- Reúne uma Grande Loja em cada estado brasileiro. É fruto de uma cisão ocorrida nos quadros do GOB em 1927;
Confederação Maçônica do Brasil - COMAB- Reúne os Grandes Orientes Independentes e congrega Grandes Orientes Estaduais autônomos em cada Estado da Federação. Surgiu com a segunda maior dissidência, em 1973, no GOB.

A maçonaria é renegada pelas mais diversas denominações cristãs, deve-se isso sobretudo à adoração de uma entidade gnóstica não-cristã chamada "Grande Arquiteto do Universo" e ao caráter secreto da maçonaria[7], que pode ser identificado na Constituição do Grande Oriente do Brasil, art. 17:

Nada expor, imprimir ou publicar sobre assunto maçônico, sem expressa autorização superior da autoridade a que estiver subordinada, salvo Constituições, Regulamentos Gerais, Regimentos Particulares, Rituais, Leis, Decretos e outras publicações já aprovadas pelos Poderes competentes. Toda e qualquer publicação atentatória dos princípios estabelecidos nesta Constituição ou da unidade da Ordem sujeitará os seus autores às penalidades da Lei”.
http://pt.wikipedia.org

ABAIXO LIVROS SOBRE O TEMA
http://www.livrariacultura.com.br/scripts/cultura/externo/index.asp?id_link=7300&tipo=17&n1=23&n2=7

Nenhum comentário:

PESQUISA

EPA HEY OYA!

EPA HEY OYA!
SARAVÁ IANSÃ!

SAUDAÇÕES AOS IRMÃOS!

.

PESQUISA

AOS LEITORES

AQUI VOCÊS ENCONTRAM IMAGENS RELACIONADAS A UMBANDA, CANDOMBLÉ, WICCA, HINDUÍSMO, BUDISMO, ZOROASTRISMO, ISLAMISMO, CATOLICISMO, XINTOÍSMO, KARDECISMO, ESPIRITUALISMO, XAMANISMO, FÉ BAHA'I, DRUIDISMO,E A OUTRAS MANIFESTAÇÕES RELIGIOSAS E ARQUETÍPICAS.



AXÉ!

CLAUDIA BAIBICH

EPA HEY, OYÁ MINHA MÃE!

EPA HEY, OYÁ MINHA MÃE!