VOCABULÁRIO YORUBÁ - "S" EM DIANTE

“S”

Sáà – estação, determinado espaço de tempo
Saju – Antes
SAKPATÁ – vd. Obalúwàiyé
Sàn – estar bem
Sánku – morte prematura
Sánmò – céu
Sanra – estar gordo
Sanro – Gordo
Sarapebé – Mensageiro
Sáré – Rápido, correr
SAWORO – Artefato de palha trançada e que tem como fecho um guizo. 0 noviço deve tê-lo atado ao tornozelo, e port5-lo durante um largo período ap6s a sua reclusão. Um dos símbolos cerimoniais da sujeição do iaô numa casa-de-santo
Sè – cozinhar
Sééré – chocalho, sagrado para o Orixá Sàngó
Ségègé – tirar a sorte, fundição de certas formas de adivinhação
Sèké – mentir
Si Ori – Abrir a Cabeça
Simi – Descansar
Sinsin – descansar
Sínun – Dentro
Sirè – Diversão
SIRI – Conjunto de danças cerimoniais onde ocorrem distintos ritmos, cânticos e estilos coreográficos característicos do desempenho de cada Òrìsà
Sise – Trabalho
So – amarrar
Sódé – fora
Sòkoto – calças
SÒNPÒNNÓN – vd. Obalúwàiyé.
SÒNGÓ – Divindade iorubana do raio e do trovão. Descendente do fundador mítico da cidade de Òyò e seu 4º. rei. Seu símbolo é o machado duplo, notabilizando-se ainda como o dono da pedra-do-raio, indispensável aos seus assentamentos. E viril, como atestam suas várias esposas (Òsun, Oba, Oya), violento e guerreiro, distinguindo-se, sobretudo, pelo seu senso de justiça, aspecto mais desenvolvido da sua representação no Brasil, e que o liga a São Jerônimo, com quem é sincretizado. Suas cores são o vermelho e o branco. Seu dia é quarta-feira. Saudação – “Ká wòóo, ká biyè sí!”
Sòrò – falar
Sòrò – Falar
Sòtito – ter fé
Sùn – Dormir
Sunkun – chorar
Sùrú – Paciência

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“T”

Tà – vender
Tàbá – Tabaco, fumo
Táìwo – o primeiro gêmeo a nascer
Táláká – pessoa pobre
Tanã – Vela, lâmpada
Tanná – acender a luz
Tara – pequena pedra
Tata – Gafanhoto
TATA-DE-INKICE – vd. Babalorixá
Taya – Esposa
Té – espalhar
Te – estabelecer
Tè – pressionar
Téfá – iniciação Ifá
Telé – seguir
Tèmi – Meu, minha
Tete – Aplicado
TETEREGUN – Planta da família das ZINGlBERACEAE (Costus spicatus, SW.). É conhecida, ainda, como sangolovô e cana-de-macaco. Na classificação das folhas liturgias é considerada de agitaçåo
Tímótímó – pequeno
Tìnùtìnù – sincero
Titun – Novo
Tò – Urinar
Tóbi – Grande, maior
Tóbi ode – caçar
Toto – Atenção
Tún – Retorno
Túndé – renascer
Tutu – Frio, gelado
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“W”

Wa – Nosso
Wà – ser
Wádi – fazer perguntas
WÁJÌ – Nome litúrgico do anil ou índigo, a cor azul-escura
Wakati – Hora
Wàrà – Leite
Wè – Banho
Wejeweje – coisas boas
Were – jovem
Wèrè – Louco
Wípé – dizer algo
Wò – Vestir
Wó – o qual
Wo – relaxar
Wodi – investigar
Wo’gun mérin – os quatro cantos do mundo, as quatro direções
Wolé – entrar
Woléwòdè – entrar e sair
Won – então
Wòran – assistir
Wu – Desenterrar
Wun ni – Gostar
Wúrà – Ouro
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“Y”

Yá – inundar
Yà – virar para o lado
Yàgó – Licença
Yalayala – gavião, rápido, veloz
Yama – Oeste
Yàn – escolher
Yan – Torrar
Yanran – bom
Yara – quatro
Yára – ser rápido
Yara-ypejo – Sala
Yaro – Ficar aleijado
Yesi – quem
YEWÀ – Òrìsà feminino do rio e da lagoa Yewè, na Nigèria. Uma das iabás, considerada ora irmã de iyásan, ora esposa de Òsùmáré. Seu nome significa beleza e graça. As cores de seus colares são o vermelho e o amarelo. Usa como insígnias o arpão, a âncora e a espada. Ha um vodun daomeano com o mesmo nome, cultuado em São Luís do Maranhão. Saudação – “Riró!”
Yewere – sem valor, indigno
Yèyé – bobagem
Yeye – mãe
Yi – isto
Yibi – grandeza
Yio – desejo
Yiyan – Assado
Yo – aparecer
Yonrin – Areia
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“S”
Corresponde a letra”X”
Saju – Antes
Sirè – Diversão
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XANGÔS – vd. Candomblés
Xaorô – Tornozeleira de palha da costa usada durante o recolhimento para o processo de iniciação.
Xarará – Instrumento simbólico do Orixá Obaluaiyê
Xê – Fazer
Xirê – Festa, brincadeira
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“V”
VODUN – vd. Òrìsà.
l/ODUNCI – vd. Ebômin

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