A Umbanda em seus conceitos e liturgias apresenta influencias de diversos povos e suas manifestações e crenças religiosas, europeias, indianas, indígenas, africanas.
É simplesmente impossível, estabelecer um paradgma para a religiosidade umbandista ou enaltecer uma escola filosófica em detrimento de outra.
Acabamos por seguir e fazer a Umbanda com a qual identificamo-nos. E isso por consequência, faz com que escolhamos um determinado Terreiro, que pode ser por um período curto ou longo, dependendo das nossas expectativas e necessidades de aprendizado e crescimento.
Como dizer que a Umbanda Omolokô é a certa e a Umbanda esotérica é a errada?
Entretanto alguns conceitos e práticas são mantidos em todas as escolas umbandistas.
* O culto aos Orixás
* A prática da caridade
* A mediunidade de incorporação
* A prática de oferendas
* A hierarquia do templo, com um dirigente geral e outros auxiliares do mesmo
(Pai Pequeno ou Mãe Pequena, Capitães, Ogãs)
* O amaci
* Os cânticos, chamados de "Pontos" cantados
* A escrita sagrada ou Lei de Pemba, os chamados "Pontos Riscados"
* A manifestação de espíritos chamados "Guias" que respondem a uma determinada vibração original ou Orixás.
* Os "Guias Chefes" do trabalho, com o Dirigente
* Os passes dados pelos médiuns, incorporadops ou não com seus guias
* O atendimento dos consulentes da assistência
* O uso de "elementos" para manipulação magística: ervas, velas, água, defumadores..
* O uso de roupas específicas nos rituais, normalmente brancas
* O uso de colares de contas chamados de "guias" de cerâmica, cristal. madeira...
* Um altar chamado "Peji", ou "Congar" com representações dos Orixás ( sincretizados com Santos Católicos, imagens africanas, quadros, imagens gráficas, imagens de sítios da natureza ou simplesmente as velas na cor dos Orixás.
* A Tronqueira à entrada do Terreiro, do lado esquerdo, onde sauda-se Exú Tranca Ruas e o Exú Guardião da Casa
*O Roncó ou quarto com os assentamentos dos Orixás
A prática dos cânticos existe em todos os cultos Umbandistas, mas os atabaques não estão presentes em todos os Terreiros de Umbanda.
As roupas usadas pelos médiuns também sofrem variações.
O uso de bebidas alcoólicas e fumo, embora presentes na maioria das casas, podem não ser aceitos em algumas.
Essas variações ocorrem devido a ideologia do dirigente, ou seja, derivam de seus conceitos sobre o que deve ou não ser entendido como Umbanda.
Mas entre as diferenças, também existem alguns consensos:
* O Cristianismo como doutrina de base
* Não praticar o mal, sob qualquer justificativa
* Não praticar imolações
* Não explorar o próximo
A Umbanda deve ser entendida e vivida como uma religião de amor e caridade e as diferenças devem servir não para apartar e sim para acrescentar.
CLAUDIA BAIBICH
PARA COPIAR CITE A AUTORA.
É simplesmente impossível, estabelecer um paradgma para a religiosidade umbandista ou enaltecer uma escola filosófica em detrimento de outra.
Acabamos por seguir e fazer a Umbanda com a qual identificamo-nos. E isso por consequência, faz com que escolhamos um determinado Terreiro, que pode ser por um período curto ou longo, dependendo das nossas expectativas e necessidades de aprendizado e crescimento.
Como dizer que a Umbanda Omolokô é a certa e a Umbanda esotérica é a errada?
Entretanto alguns conceitos e práticas são mantidos em todas as escolas umbandistas.
* O culto aos Orixás
* A prática da caridade
* A mediunidade de incorporação
* A prática de oferendas
* A hierarquia do templo, com um dirigente geral e outros auxiliares do mesmo
(Pai Pequeno ou Mãe Pequena, Capitães, Ogãs)
* O amaci
* Os cânticos, chamados de "Pontos" cantados
* A escrita sagrada ou Lei de Pemba, os chamados "Pontos Riscados"
* A manifestação de espíritos chamados "Guias" que respondem a uma determinada vibração original ou Orixás.
* Os "Guias Chefes" do trabalho, com o Dirigente
* Os passes dados pelos médiuns, incorporadops ou não com seus guias
* O atendimento dos consulentes da assistência
* O uso de "elementos" para manipulação magística: ervas, velas, água, defumadores..
* O uso de roupas específicas nos rituais, normalmente brancas
* O uso de colares de contas chamados de "guias" de cerâmica, cristal. madeira...
* Um altar chamado "Peji", ou "Congar" com representações dos Orixás ( sincretizados com Santos Católicos, imagens africanas, quadros, imagens gráficas, imagens de sítios da natureza ou simplesmente as velas na cor dos Orixás.
* A Tronqueira à entrada do Terreiro, do lado esquerdo, onde sauda-se Exú Tranca Ruas e o Exú Guardião da Casa
*O Roncó ou quarto com os assentamentos dos Orixás
A prática dos cânticos existe em todos os cultos Umbandistas, mas os atabaques não estão presentes em todos os Terreiros de Umbanda.
As roupas usadas pelos médiuns também sofrem variações.
O uso de bebidas alcoólicas e fumo, embora presentes na maioria das casas, podem não ser aceitos em algumas.
Essas variações ocorrem devido a ideologia do dirigente, ou seja, derivam de seus conceitos sobre o que deve ou não ser entendido como Umbanda.
Mas entre as diferenças, também existem alguns consensos:
* O Cristianismo como doutrina de base
* Não praticar o mal, sob qualquer justificativa
* Não praticar imolações
* Não explorar o próximo
A Umbanda deve ser entendida e vivida como uma religião de amor e caridade e as diferenças devem servir não para apartar e sim para acrescentar.
CLAUDIA BAIBICH
PARA COPIAR CITE A AUTORA.
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