Na maioria dos Terreiros de Umbanda, as Giras são realizadas de acordo com um calendário previamente elaborado, determinando em quais dias acontecerão Giras específicas.
Em quase todos eles, os Trabalhos dividem-se em duas partes, com um intervalo.
Na primeira parte ocorre a liturgia Umbandista com ritos, e saudações específicos. Acontece também a vibração das sete linhas, onde as pessoas da assistência são convidadas à adentrarem o congar ou espaço ritualístico, para receberem os passes, quase sempre dados por Caboclos.
Após o intervalo. acontece início da segunda parte dos trabalhos do dia, onde canta-se e chamam-se as entidades que farão os trabalhos no dia. Nesse segundo momento acontecem as consultas individuais.
A segunda parte da Gira pode ser:
* Gira de Caboclos
* Gira de Pretos Velhos
* Gira de Exús e Pombas Giras
* Gira de Ciganos
* Gira de Baianos
* Gira de Boiadeiros
* Gira do Oriente
Essas giras normalmente são distribuídas uma por semana, assim um Terreiro que trabalhe com todas as Giras, poderá levar até 45 dias para repetí-las.
Mas existem variações nessas divisões de trabalhos, de acordo com a Casa.
Ainda podem acontecer as festas religiosas , cerimônias ritualísticas, como amacis e cruzamentos, batismos e casamentos ( opcionais de pessoas da corrente ou da assistência).
O tempo de duração de uma gira varia muito, de acordo com a determinação do dirigente, a necessidade do dia, o número de pessoas à serem atendidas. Em média dura 4 horas.
CLAUDIA BAIBICH
Nenhum comentário:
Postar um comentário
OBRIGADA PELA VISITA.
Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.