A
Abaçá: Templo, Tenda, Terreiro de Umbanda
Abaçé: cozinheira que prepara as comidas de Santo, no culto Gêge (Nação)
Abadá: Túnica larga de mangas compridas, usadas pelos homens
Abalá: comida semelhante ao acarajé
Abaô: iniciado, em desenvolvimento do sexo masculino
Abará: massa de feijão cozida em folha de bananeira
Abaré: médium desenvolvido
Abarém: milho verde socado
Abedê: leque de Mamãe Oxum, feito de latão
Aberê: pessoa curiosa, invasiva
Abroquê: Manto usado somente pelas mulheres, durante os trabalhos
Acaçá: massa de farinha de milho branco
Acará: pedaços de algodão embebidos com azeite de dendê
Achochô: Comida de Pai Oxóssi
Adarrum:tipo de toque feito nos atabaques invocando os Orixás do médium
Adjá: Sino usado
Afurá: bolo de arroz com mel
Ageum: comida de santo dada à assistência
Agô: pedido de liçença, permissão ou benção que os filhos fazem à hierarquia
Agurê: toque de atabaque para chamar Orixá Iansã
Aia: toalha branca de uso exclusivo do terreiro
Ajucá: festa da cabocla Jurema
Alá: pano usado para cobrir os Orixás velhos
Alujá: toque de atabaque rápido, usual para Xangô
Alguidar: Bacia de barro usada para diversos fins
Amaci: Batismo, iniciação ou lavagem de cabeça dos médiuns.
Amalá: a comida consagrada aos Orixás em geral
Amalá: comida consagrada ao Orixá Xangô: feita com pirão e quiabo
Amarrado: Atingido por vibrações maléficas intencionais
Amuleto: Objeto confeccionado e imantado, com a finalidade de proteger
Amolocô: comida de Mamãe Oxum
Aparelho: médium
Ariaxê: Banho preparado pelo Dirigente com 21 ervas e folhas
Aripó: panela de barro semelhante ao alguidar
Aruê: espírito desencarnado
Atotô: saudação ao Orixá Omolu
Axé: A Força Magística da Umbanda (o mesmo que Prana, Chi ou Ki)
Axexè: cerimônia fúnebre dos Iorubás, semelhante à missa de 7 dia católica
Axerê: estado intermediário entre o transe e o normal do médium
Axô: roupas usadas nos rituais festivos
Azè: Espécie de capuz de palha, usado nas roupas do Orixá Omulu
Azeite de dendê: óleo muito usado nas comidas de santo, vem do dendezeiro.
B
Babalaô: Pai de Santo, dirigente, chefe de Terrero
Babá: Pai
Babá agbá: avô
Babaê: saudação aos Pretos Velhos
Babugem: restos de comidas e bebidas que devem se despachados
Bacuro de Pemba: folho de Santo
Baixar: o momento em que o guia incorpora
Bajé: algo podre, estragado, ruim
Balè: Casa ou local dos espíritos desencarnados (eguns)
Bambá: temido, valente
Banda: linha vibracional da entidade, falange
Barracão: Terreiro, local de ritual do Terreiro
Bastão de Ogum: Espada de São Jorge (vegetal)
Beja: cerveja
Bentinhos: escapulário
Betulé: martelo ou machado do Orixá Xangô
Binga: coité feito de chifres
Bombogira: Pomba Gira
Bori: Feitura da cabeça, consagração do filho ao seu Orixá
Burro: o mesmo que cavalo. aparelho, médium
Búzio: pequena concha usada como oráculo, para consultar a vontade dos Orixás
C
Cabaça: vasilha ou moringa feita do fruto do cabaceiro
Cabaia: túnica de mangas largas
Cabeça-feita ou Cabeça-Lavada: médium desenvolvido e cruzado no Terreiro
Cacurucaia: mulher idosa
Cacuruquê: homem idoso
Cair no Santo: Transe mediúnico de quem ainda não está pronto para icorporar
Cafioto: criança
Cafungá: tristeza
Calunga: cemitério
Calunga Grande: mar
Cambono ou cambone: aixiliar do médium de incorporação
Camolete: lenço branco de cabeça usado em alguns rituais
Camicité: Altar, Congar, Congá ou Pegi
Canzuá: tereiro, casa, tenda
Catulá: anular um trabalho maléfico
Cavalo: Médium, aparelho, dos guias de umbanda
Centro: Tereiro, Tenda, Casa de Umbanda
Chefe de Cabeça: Guia Chefe do médium
Coisa feita: Magia negra, despacho malédico, feitiço, bruxaria
Congar: Altar, Pegi
Curiau: Comida de santo, despacho
Curimar: cantar
Curimba: Conjunto de instrumentos musicais do Terreiro
Curimbar: Dançar cantando
D
Dandá: Vegetal usado em banhos e defumações
Dandalunda: Iemanjá, Janaína, Mãe Dandá
Dar comida ao Santo: Oferendas ou ebós aos Orixás
Decá: diploma, certificado sacerdotal
Decá: bracelete dado ao filho de santo do candomblé após 7 anos de camarinha
Demanda: desentendimento, lutas espirituais
Descarga: ato de eliminar ou afastar de uma pessoa ou ambiente energias ruins
Descida: incorporação das entidades
Despachar: entregar a obrigação ao Orixá
Despacho: Anular um trabalho de magia negra , mandar de volta,
Dobalè: saudação dos médiuns que possuem guias femininos
E
Ebame ou ebami: filha de santo com mais de 7 anos
Ebó: oferenda, trabalho
Eguns: espíritos desencarnados
Ekedi ou Equede: auxiliares femiinas da Mãe de Santo ou Mãe Pequena
Eledá: Orixá de Cabeça mais o adjuntó ou juntó (os outros Orixás do médium)
Eledá: divindade protetora da pessoa
Elegbá: espírito maléfico
Encosto: espírito desencarnado que aproxima-se dos encarnados, prejudicando
Encruzar: fazer cruzes no médium,com giz de pemba, para protegê-lo
Endá: espécie de halo energético que paira sobre a coroa do médium cruzado
Entidades: seres espirituais, quer sejam iluminados ou das trevas, é genérico
Êpa Babá: saudação ao Orixá Oxalá
Êpa Hei: saudação à Iansã
Erê: Espírito com apresentação de criança
Eró: segredos: segredos da religião que são passados aos iniciados
Eruexim: paramento em forma de rabo de cavalo, usual de Iansã
F
Falange: divisões de linhas da Umbanda, formadas por milhares de espíritos
Falangeiro: cada espírito integrante da falange
Feitiço: evocação, manipulação e envio de forças maléficas contra alguém
Firmar a cabeça: concentrar os pensamentos nos guias e nos trabalhos
Firmar a Porteira: o preparo do Terreiro para a gira
Firmeza: conjunto de procedimentos para a segurança da casa e dos médiuns
Fluidos: emanações positivas ou negativas emitidas pelos seres
Fundamentos: as leis e obrigações que regem o culto
Fundanga: pólvora usada para eliminar da aura, energias deletérias
G
Ganzá: instrumento feito de bambú
Gira: a sessão ritualística da Umbanda com cânticos e danças
Gongá: o mesmo que congar ou altar
Guia: colar comprido feito de miçangas, cristal ou cerâmica usado por médiuns
Guia: espírito que orienta o desenvolvimento e a vida espiritual do médium
I
Iabá: Cozinha especializada na comida dos Orixás
Ialorixá: Mãe de Santo, dirigente
Iaô: médium feminino no primeiro grau de desenvolvimento no Terreiro
Iná: fogo que irradia luz
Incorporação: o recebimento da entidade, pelo médium, a conexão
Iorubás: negros africanos que falam a língua nago
J
Jacutá: altar, casa de Santo
Jibonan: capitão do Terreiro
Jurema: uma das caboclas de Oxóssi, chefe de falange
Jurema: Cidade espiritual dos Caboclos
K
Kaô Kabecilê: Saudação feita ao Orixá Xangô
Kimbanda: Linha de magias negras, com médiuns e entidades trevosas
Kiumba: Espírito maléfico, zombeteiro, mistificador e obsessor
M
Macaio: ruim, sem valor
Macumbado: enfeitiçado, vítima de macumba
Maleme ou Maleime: pedido de clemência, auxílio, misericórdia
Mandinga: feitiço, encantamento
Manifestação: incorporação, transe mediúnico
Marafo ou marafa: cachaça
Mironga: feitiço, segredo, magia. Usual com os Pretos Velhos
Mistificação: Fingir que está incorporado, usando de má fé para levar vantagens
Mojubá: os meus respeitos
Mucamba: o mesmo que cambone
Mukuiu: pedido de benção ao dirigente e à hierarquia do terreiro
Mukuiu Nzambi: que Deus te abençoe!
Muzambê: forte, vigoroso
N
Nagô: nome dado aos escravos originários do Sudão, na África
Nanga: roupa de trabalho dos médiuns, geralmente branca
Nifé: fé, crença na língua iorubá
Nomina: amuleto ou patuá com uma oração, usado como cordão no pescoço
Nurimba: bondade, amor, caridade
O
Obassabá: benção, benzimento
Obassaléa: o mesmo que obassabá
Obatalá: Deus
Obori: ritual de iniciação ou reforço
Odé: Oxóssi mais velho
Odoiá ou Odociaba: saudação à Orixá Iemanjá
Odô-iá: saudação à Iemanjá
Ofá: búzio
Ofã: médium responsável pelha colheita e seleção das ervas dos rituais
Ogã: Médium chefe da curimba,
Oiá: outro nome de Iansã
Okê: saudação aos Caboclos de Oxóssi.
Olorum: Deus supremo
Omolocô: culto originário de Angola
Opelê de Ifá: rosário feito de pequenos búzios utilizado para leitura divinatória
Ora Aie Ie o ou Aieieô: saudação à Orixá Oxum
Orixá: Emanações de Deus. as Forças criadoras do Universo
Orixá: Divindades mítico-religiosas africanas, espíritos que nunca encarnaram
Oriente: Uma das Linhas auxiliares da Umbanda, integrada posteriormente
Otá: pedra sagrada
P
Padê: Oferenda para Exú
Pai de Santo: Zelador, Babalorixá, dirigente
Palinó: cântico em louvor à Iemanjá
Paramentos: roupas, objetos e acessórios usados por médiuns nos ritos
Patuá: Amuleto normalmente colocado em um paninho e usado pessoalmente
Peji: altar, congar
Pemba: espécie de giz, usado para diversos fins nos rituais
Perna de calça: homem
Pipoca: comida de Omolu/Obaluaê, e elemento usado em descarregos
Pito: cachimbo
Pontos Cantados: Cânticos e preces para evocação das linhas, falanges ou guias
Pontos riscados: grafia de identificação dos guias, riscados com as pembas
Ponteiro, ponteira: Pequeno Punhal sem corte nas lâminas, muito usado
Porteira: Entrada do Terreiro
Povo da Encruza: Exús, Pombas Giras
Povo de rua: o mesmo que Povo da Encruza
Q
Quarô: flor chamada resedá, com atributos magísticos usadas nos rituais
Quartinhas: Vasilha de barro em forma de muringa ou garrafa
Quezila ou quisila:
Quiumba: o memso que Kiumba
R
Rabo de Saia: mulher
Reinos: domínios do Orixás
Roça: Terreiro
T
Sacudimento: Limpeza energética e descarrego do Terreiro ou médiuns
Santeria: Religião de origem africana cultuada especialmente em Cuba
Saluba: Saudação à Nanã
Saluim: dia dos mortos
Saravá: saudação que corresponde a salve, viva!
Sarabumba: salve, saudação aos Exús
Sincretismo: a identificação e representação dos Orixás pelos santos católicos
Y
Ya: Mãe
Yalorixá: Ialorixá, Mãe de Santo, Zeladora de santo, dirigente, sacerdotisa
Yabassé: Chefe da cozinha sagrada do terreiro
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