A
ACASO: Acontecimento inprevisível quanto as causas que o determinam. Na doutrina Espírita, o acaso é inconcebível, pois não há efeito sem causa.
ADORAR: (do latin adorare): Render culto a Deus ou a outras Divindades. Reverenciar, venerar, idolatrar. Na doutrina espírita é a elevação do pensamento à Deus, pois pela frequência da sintonia, a alma se aproxima de Deus.
AFETIVIDADE: (do latin affectivu): Conjunto de fenômenos psíquicos que manifestam-se sobre a forma de emoções, sentimentos e paixões, acompanhados sempre da impressão de dor ou de prazer, satisfação ou insatisfação, agrado ou desagrado, alegria ou tristeza.
AFINIDADE: (do latin affinitate): Semelhança, analogia. No espíritismo significa a Lei de Afinidade: Os semelhantes se atraem, os diferentes se repelem.
AGÊNERE: Variedade de aparição tangível. Estado de certos espíritos que podem revestir, temporariamente, as formas de uma pessoa encarnada, ao ponto de produzirem completa ilusão
AGENTE: Aquele que age, opera, agência, promove, causa, pratica uma ação
AGNOSTICISMO: (do grego: ágnostos=ignorado): 1. Doutrina que rejeita a metafísica, quando ligada ao estudo de objetos considerados incognoscíveis. O positivismo e certas formas de evolucionismo, são considerados doutrinas agnósticas. 2. Teoria que ensina a impossibilidade radical de os nossos limitados conceitos poderem exprimir positivamente, algo sobre Deus.
ÁGUA FLUIDIFICADA: É a água magnetizada, impregnada de fluidos curativos e terapêuticos.
ALLAN KARDEC:(Hyppolyte Léon Denizard Rivail) Codificador da doutrina espírita, nascido em 3 de outubro de 1804, em Lyon, França.
ALMA: (do latim: anima, do grego: sopro, emanação, ar): É o ser imaterial, distinto e individual, unido ao corpo que lhe serve de invólucro temporário, isto é o espírito em estado de encarnação, e que somente pertence à espécie humana. Unido ao corpo material, pela encarnação, o Espírito constitui o homem; de forma que no homem, enquanto ser encarnado, esta presente a seguinte constituição: a Alma, propriamante dita, ou princípio inteligente; o perispírito, ou envoltório fluidico da alma; o corpo físico ou envoltório material.
A alma dos vegetais é dita simplesmente vital. A dos animais é dita instintiva. A alma do homem é dita espírita ou moral, dotada de livre arbítrio
ALTRUISMO:( do françês, altruisme ) Palavra forjada por Augusto Comte para designar o amor ao próximo, no sentido de inclinação em preferir o interesse geral, ao nosso em particular
ALUCINAÇÃO: (do latim alucinatione):1. ato ou efeito de alucinar; devaneio; delírio; ilusão. 2. Experência sensorial sem base na realidade.
AMNÉSIA: (do grego amnesía) Perda total ou parcial da memória
AMULETO: (do latim amuletu): Objeto de uso pessoal confeccionado de diferentes formas e materiais, imantado com energias de proteção.
ANIMISMO: (do latim anima=alma)1. Teoria segundo a qual a alma é simultaneamente princípio de vida orgânica e psíquica. 2. Para o espiritismo, é relativo aos fenomenos intelectuais e físicos, que deixam supor uma atividade extra corpórea. Todos os fenõmenos que podem ser explicados por uma ação que o homem vivo exerce além de seu corpo, ou seja, o conjunto dos fenômenos psíquicos produzidos com a cooperação consciente ou inconsciente dos médiuns em ação.
Quando o fenómeno tem por causalidade um espírito desencarnado, denomina-se espiritual ou mediúnico. Mas se o fenômeno tem como causalidade, apenas o espírito encarnado e suas faculdades psíquicas, denomina-se anímico.
ANJO: (do latim: angelus; do grego: aggelos=mensageiro): Segundo a Doutrina Espírita, os anjos não são seres aparte e de uma natureza especial. São os Espíritos da primeira ordem, isto é, os que chegaram ao estado de Espíritos Elevados, depois de terem vivido todas as provas.
Segundo a crença comum, os anjos seriam seres intermediários entre os homens e a Divindade, por sua natureza e poder, podendo manifestarem-se de diversas formas, inclusive nas aparições.
ANJO GUARDIÃO: Espírito protetor de ordem elevada, encarregado de assistir e proteger indivíduos ou coletividades, sendo tudo relativo ao grau de adiantamento das comunidades e dos indivíduos.
ANTROPOMORFISMO (do grego anthropómorphos): Ideologia que atribuí características profundamente humanas a Deus, deuses ou forças da natureza
APARIÇÃO (do latim apparitione)1. Aparecimento, presença rápida e breve de pessoa ou coisa. 2. Espectro, fantasma. 3. Visão de um ser fantástico ou sobrenatural. 4. Momento em que algo surge e começa a se fazer visível ao observador. 5. origem, princípio.
Fenômeno pelo qual os seres do mundo se manifestam à vista. Aparição vaporosa ou etérea: a que é impalpável e inatingível, e não oferece nenhuma resistência ao toque. Aparição tangível:a que é palpável e apresenta a consistência de um corpo sólido.
APÓCRIFO (do grego apókryphu) 1. Diz-se de obra ou fato sem comprovação de autenticidade. 2. Diz-se entre os católicos, dos escritos de assuntos sagrados não incluídos nas escrituras aceitas como autenticas
APÓLOGO (do grego apólogos, do latim apologu): Historieta que ilustra uma lição de sabedoria e cuja moralidade é expressa como conclusão
ASCESE (do grego áskesis): A prática da virtude e da elevação da vida moral
ATAVISMO: Reaparecimento em um descendente, de uma característica não existente entre os seus ascendentes imediatos, mas sim em ascendentes remotos.
Hereditariedade.
ATEÍSMO: O Ateísmo é a negação absoluta da divindade. Todo aquele que crê na inexistência de um ser supremo, quaisquer que sejam os atributos que lhe suponha e o culto que lhe renda, não é ateu.
AURÉOLA (do latim aureola): 1.Círculo brilhante e dourado que rodeia a cabeça de Jesus Cristo e dos Santos, nas imagens sacras. 2. Qualquer círculo luminoso que rodeia um objeto. 3. Brilho ou esplendor moral, prestígio, glória. 4. Halo
VOCABULÁRIO ESPÍRITA - "A"
Assinar:
Postar comentários (Atom)
PESQUISA
EPA HEY OYA!
SAUDAÇÕES AOS IRMÃOS!
.
PESQUISA
AOS LEITORES
AQUI VOCÊS ENCONTRAM IMAGENS RELACIONADAS A UMBANDA, CANDOMBLÉ, WICCA, HINDUÍSMO, BUDISMO, ZOROASTRISMO, ISLAMISMO, CATOLICISMO, XINTOÍSMO, KARDECISMO, ESPIRITUALISMO, XAMANISMO, FÉ BAHA'I, DRUIDISMO,E A OUTRAS MANIFESTAÇÕES RELIGIOSAS E ARQUETÍPICAS.
AXÉ!
CLAUDIA BAIBICH
AXÉ!
CLAUDIA BAIBICH
Nenhum comentário:
Postar um comentário